Na sessão desta quarta-feira (28), Chico Vigilante fez um pronunciamento da tribuna da Casa e conclamou os colegas distritais a marcarem uma audiência com o presidente do Senado José Sarney (PMDB) para pedirem que a proposição seja barrada no Senado. O deputado tomou a iniciativa e já agendou uma audiência com o presidente do Senado, com quem se reúne nesta quinta-feira, às 10h30, no gabinete de Sarney.
Chico levantou o assunto na sessão de ontem (terça-feira), quando julgou “inoportuna” a proposição do senador Rodrigo Rollemberg. Mas oficializou o pronunciamento hoje. “O ataque ao DF já está sendo feito há muito tempo”, informou Vigilante. Existe um projeto de autoria do senador Ronaldo Caiado, que tira o DF do FCO. Pela proposição de Caiado, o recurso iria todo para o Estado do Goiás. “Do ponto de vista do senador Ronaldo caiado, o DF não precisa de desenvolvimento, contudo, o mais lamentável é a iniciativa do senador Rodrigo Rollemberg, que acha que vai resolver o problema do DF tirando de quem já não tem”, declarou Chico Vigilante.
O Distrito Federal, diz o parlamentar petista, já tem muita dificuldade para arcar com os compromissos na área de saúde, segurança e educação “e querer tirar 10% do recurso destinado a esses setores é um desserviço”, disse o parlamentar.
Em questão de ordem, diversos distritais apresentaram apoio ao pronunciamento do deputado e o parabenizaram pela iniciativa. O presidente da Casa deputado Patrício acatou a sugestão de Chico Vigilante para os 24 parlamentares se reunirem com o presidente do Senado. Patrício disse que agendará uma audiência com José Sarney e também com o deputado Marco Maia, presidente da Câmara Federal, para que os parlamentares possam pedir que a matéria do senador Rollemberg não prospere no Congresso.
O deputado Agaciel Maia (PTC), presidente da CEOF, disse que Brasília não tem condições de se sustentar sem os recursos do Fundo Constitucional do Centro-Oeste. “Um projeto desta natureza pode surtir efeito político. R$ 10 milhões para o Entorno é um grande discurso”, disse o deputado, relembrando que no ano que vem acontecerão às eleições nos municípios no Entorno do DF.
O deputado Wasny fez coro com Chico Vigilante e acrescentou que a população de Brasília não pode nem ficará indiferente a esta discussão, ou seja se manifestar contrariamente a proposta do senador.