Nesta terça (06), uma ação conjunta entre a Administração Regional de Planaltina, Agência de Fiscalização do DF (AGEFIS), Polícia Militar e Policia Civil foi realizada no no SHD (Setor Hoteleiro e Diversões), em Planaltina/DF. O Objetivo foi combater a pirataria e venda de produtos ilegais, reprimindo o comércio ilegal de produtos através da verificação de documentos fiscais e pessoais dos vendedores.
Alguns comerciantes alegaram ter licença para estarem no local e devem apresentar documentação, antes de poder retornar com seus produtos à venda. A fiscalização deve seguir nos próximos dias, para impedir a colocação de bancas ilegais. Durante a operação, os agentes apreenderam itens falsificados ou envolvidos em contrabando. Todo o material recolhido será destruído.
De acordo com Eurípedes Carlos, auditor fiscal da AGEFIS, a ação é necessária, não só para combater o comércio ilegal, mas também para garantir a segurança dos comerciantes que agem dentro da legislação.
As ações integradas visam ainda a conscientização da sociedade, ressaltando os prejuízos do consumo de produtos pirateados. Os agentes lembraram que o simples gesto de comprar produtos falsificados representa prejuízo a quem trabalha legalmente, e prejudica o desenvolvimento econômico do, através da sonegação de impostos.
Vale lembrar que, quem vende produto pirateado pode pegar de um a cinco anos de prisão.
Foto: Ascom Administração regional de Planaltina