Suspeitos de planejar sabotagem de Metrô são afastados no Distrito Federal

Publicado em: 24/12/2011

Na sexta (23) a direção do Metrô do Distrito Federal afastou preventivamente 16 funcionários suspeitos de envolvimento num suposto plano de sabotagem contra a companhia, para interromper a circulação de todos os trens. A discussão de um plano para interromper a circulação de todos os trens teria acontecido em redes sociais, entre pessoas com o mesmo nome de alguns funcionários da companhia. Os metroviários estão em greve desde o dia 12, por tempo indeterminado. 

Segundo a assessoria da empresa, além de afastar os funcionários, a direção da companhia encaminhou denúncia ao Ministério Público (MP) e pediu abertura de inquérito policial para investigar o caso. A direção do sindicato dos funcionários ainda não se pronunciou.

Greve – A empresa informou que vai cortar os dias parados dos funcionários. O Metrô informou que não há perspectiva de negociação. Segundo o sindicato dos metroviários, o piso salarial dos funcionários do Metrô é o mais baixo entre todos os servidores do Distrito Federal – R$ 1.500. No último dia 16, a Justiça determinou que os metroviários aumentassem o número de trens em circulação, de sete para nove nos horários de pico, e de quatro para seis nos demais horários.

A categoria pede o pagamento em dobro do auxílio-alimentação de dezembro, abono salarial de R$ 4 mil, igual ao que é pago aos funcionários da CEB, e pagamento da gratificação de titulação. 

Com informações do G1.

Artigos relacionados