“Barrigada” é um jargão jornalístico que significa erro, informação errada, geralmente por falta ou imprecisão na apuração de um fato. Neste ano de 2012, uma mulher com uma enorme barriga, que ela dizia ter quadrigêmeos causou ao jornalismo brasileiro a infelicidade de dar uma grande barrigada.
Na última sexta (20), Enilson de Castro, advogado da pedagoga Maria Verônica Aparecida César Santos, confirmou em entrevista coletiva que ela não está grávida de quadrigêmeas. Segundo ele, a mulher usava uma barriga falsa de silicone, coberta com tecido e estaria arrependida. Ele contou ainda que o marido também teria sido enganado.
A farsa foi descoberta quando ela teria passado mal na última quinta (19) e recusou atendimento médico, assumindo a mentira para os familiares que queriam levá-la ao hospital. O advogado disse que “ela se prontificou a devolver as doações” e que, caso o doador recuse a devolução, ela prometeu fazer doações do que recebeu.
Ainda de acordo com o advogado, o marido de Verônica, Kléber Eduardo Melo Vieira, entrou em estado de choque e teria chorado compulsivamente no momento em que viu que a barriga tinha apenas pedaços de tecidos e borracha. A justificativa dada por ela para a falsa gravidez teria sido a falta de atenção da família. O casal estava sem contato com os familiares há cerca de 5 anos, porque eles não aceitavam o relacionamento dela com o marido. A tese não foi confirmada nem desmentida pelo advogado.
Investigações – Com a farsa descoberta, a polícia deverá ouvir outros familiares. O delegado responsável pelo caso, Ivahir Freitas Garcia Filho esteve na coletiva concedida pelo advogado e disse que a mulher deverá prestar esclarecimentos esta semana e poderá ser ouvida em domicílio, a pedido da defesa que busca preservá-la do assédio das pessoas. Ela pode ser penalizada por falsidade ideológica e eventual vantagem sobre as doações recebidas, com prisão de um a quatro anos.
A Barriga – A suposta gravidez ficou conhecida nas últimas semanas, através de entrevistas e fotos de Maria Verônica exibindo a imensa barriga. No último dia 15, uma reportagem do programa Domingo Espetacular, da TV Record, contestou a gravidez. Wilson Vieira de Souza, médico ginecologista de Maria Verônica, confirmou que na última consulta da falsa gestante, no final de outubro de 2011, ela apresentou um ultrassom que não atestava gravidez. “Ela não estava grávida quando se consultou comigo. Não tem possibilidade do exame estar errado”, afirmou explicando ainda que, se ela engravidasse após essa consulta, hoje estaria com gestação de quatro meses e não 35 semanas, como vinha afirmando.
Também foi descoberto que o ultrassom 3D mostrado pela falsa grávida era na verdade de uma blogueira de Blumenau, em Santa Catarina, Ana Paula Muckenberger, que havia postado a imagem em 15 de junho de 2010.
Com informações do R7 e Portal IG. Foto, reprodução.