Neste domingo (04), o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem seu segundo dia de provas, a partir das 13h, no horário de Brasília. Os candidatos terão cinco horas e meia, uma hora a mais que no primeiro dia, para responder às 90 questões de múltipla escolha e escrever a redação. Na Asa Norte em Brasília, a movimentação de candidatos chegando para o exame começou desde as 10h.
O primeiro dia foi marcado pela eliminação de 37 candidatos de vários estados, que postaram fotos dentro dos locais de prova e pela disseminação de um boato nas redes sociais, de que o exame havia sido cancelado. O Ministério da Educação (MEC) desmentiu, mas o assunto foi um dos mais comentados no Twitter.
Segundo dia – No segundo dia, as provas aplicadas são das áreas de linguagens, códigos e suas tecnologias — língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes, física, tecnologias da informação e comunicação —, matemática e suas tecnologias e redação.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do Enem, informou que o primeiro dia ocorreu dentro da normalidade.
Boatos – De acordo com a assessoria do MEC, a Polícia Federal informou que identificou a origem do boato, que tinha o objetivo de tumultuar a prova. No Twitter e no Facebook, milhares de jovens discutiam o suposto cancelamento de última hora da prova. De acordo com as investigações da PF, dois perfis são os responsáveis por iniciar a boataria, que se replicou pela web: Chora Minha Nega (@gui_pangua) e Vovó da Fiel (@Vovo_Panico). O MEC não divulgou se buscaria uma forma de punir o tuiteiro judicialmente.
Assim que o nome de Guilherme Panguá, responsável pela conta “Chora Minha Nega” foi anunciado por porta-vozes do MEC, o jovem reagiu pelo Twitter, alegando inocência. “Posso processar o mec por me responsabilizar por uma coisa q nem fui eu q comecei ??? (sic)”, postou. Em seguida, internautas saíram em defesa do jovem com a hashtag #GuiPanguaInocente. Outros criticaram o jovem por replicar uma informação falsa que causou pânico e poderia ter prejudicado muitos jovens pelo Brasil.
Enem 2012 – Mais de 5,7 milhões de estudantes brasileiros são esperados para fazer a prova. O Estado de São Paulo tem o maior número de inscritos, com 932,4 mil, seguido de Minas Gerais (653.074), da Bahia (421.731) e do Rio de Janeiro (408.902).
Principal método de ingresso nas universidades públicas, o Enem acontece hoje e amanhã e abrange 5,7 milhões de estudantes. Este ano, o Ministério adotou medidas tecnológicas para elevar a segurança do exame, como a adoção de chips RFID e cadeados eletrônicos nos malotes de provas.