A Agência de Fiscalização do Disitrito Federal (Agefis) vai antecipar para esta semana a operação de fiscalização em bares e casas noturnas do DF, a pedido do governador Agnelo Queiroz. Inicialmente, a vistoria estava prevista para meados de fevereiro. A solicitação foi feita um dia depois da tragédia em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, onde mais de 230 pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas durante um incêndio em uma boate, na madrugada deste domingo (27).
Além de antecipar a fiscalização, o GDF anunciou que vai reforçar a atuação da Agefis e dos bombeiros para evitar que tragédias como a de Santa Maria aconteçam na capital. A agência informou que a operação de fiscalização noturna é feita em parceria com as polícias Civil e Miltar do DF. A agefis checa a documentação da casa e a existência de alvará de funcionamento, que só é emitdo após a corporação checar os itens de segurança. O Corpo de Bombeiros verifica a presença de extintores de incêndio, saídas de emergência, luzes de sinalização e outros componentes exigidos por lei.
Judicialização – A Agefis informou que 250 bares e boates foram fechados durante operações de fiscalização em 2012 no DF, mas cerca de 40% voltaram a funcionar depois que a Justiça concedeu liminares, apesar de pendências com a segurança. Outros 650 bares e boates foram notificados. As regiões do DF com maior número de notificações são Plano Piloto, Taguatinga e Gama. A multa para irregularidades varia de R$ 500 a R$ 10 mil e pode dobrar em caso de reicindência.