Uma equipe da Rádio-Patrulha de Pernambuco apreendeu um vaso sanitário, durante a manifestação que está sendo realizada no Centro do Recife, na tarde desta quinta-feira (29) alegando que ela poderia ferir os manifestantes.
O vaso sanitário apelidado pelos manifestantes como “o trono de Damázio”, foi levado para o xadrez da viatura e retirado da área da manifestação, causando grande revolta dos manifestantes.
A privada tinha sido confeccionada pelo Movimento Estudantil Popular Revolucionário (MEPR) e os estudantes revoltaram-se dizendo tratar-se “De uma grande palhaçada, ´pois nem a privada tem mais o direito de se manifestar. Não existe estado democrático nenhum", disse uma das integrantes do movimento, que se identificou para o G1 apenas como Maria.
A privada foi identificada pelos manifestantes como "O trono de Damázio", em alusão ao nome do secretário de Defesa, Wilson Damázio, que anunciou, na semana passada, a proibição do uso de máscaras por manifestantes. A caminhada desta tarde, que teve convocação pela internet, e faz críticas a essa proibição.
Os manifestantes estavam realizando uma espécie de performance com a bacia sanitária. A cada parada, o objeto era colocado no chão e, dentro dele, depositavam uma foto do governador Eduardo Campos. Com martelos de plástico, fingiam bater para destruir o vaso.
O objeto foi colocado no xadrez da viatura e retirado da área da manifestação. O objetivo dos manifestantes era fazer o protesto na frente da sede da Secretaria de Defesa Social (SDS), mas bloqueios foram montados entre a Rua Capitão Lima e Avenida Mário Melo, impedindo o acesso direto deles à SDS. Neste momento, o protesto se deslocou para a Avenida Cruz Cabugá e, deitados no asfalto, os manifestantes estão bloqueando a passagem dos veículos. Alguns motoristas de ônibus estão fazendo o retorno, em busca de outros caminhos.
Com informações do G1