Deputado diz que MEC já definiu solução para alunos da Faculdade Alvorada

Publicado em: 06/09/2013

Ao fazer uso do comunicado de líderes na sessão desta quinta-feira (5), o deputado Chico Vigilante comentou sobre a reunião que teve pela manhã no Ministério da Educação (MEC), com o secretário de Regulação, Georges Messias, para tratar da situação dos quase quatro mil estudantes que estão sem aula desde que a Faculdade Alvorada foi lacrada pela Justiça.

Chico Vigilante que na ocasião representou também os integrantes da Comissão de Defesa de Consumidor, já que o tema foi anteriormente tratado na última reunião da Comissão, ressaltou a dedicação do MEC no trato com esse assunto. “Eu pude perceber de perto o tratamento que o MEC está dando aos alunos daquela faculdade que já vinha praticando um serviço de baixa qualidade aos estudantes, a preocupação do MEC em resolver o problema dos alunos, porque é isso o que importa agora, resolver o problema dos alunos, é notória”, reforçou o deputado.

De acordo com informações anteriormente divulgadas pela imprensa, a dívida acumulada da faculdade é da ordem de aproximadamente R$30 milhões. A Alvorada foi fechada no dia 28 de julho por decisão da Justiça. De lá para cá, os estudantes estão sem aula e sem informações sobre o futuro estudantil deles.

Para Chico Vigilante, a resolução da situação dos estudantes está por uma questão de dias. “Com base na conversa com o secretário, embora eu não possa adiantar as informações que ele me passou, o MEC tomará uma decisão em breve que visa unicamente a resguardar os direitos dos alunos”, disse. E acrescentou que o atual ministro da Educação, Aloísio Mercadante (PT/SP) é um homem comprometido com as causas sociais, que tem compromisso com a educação do Brasil e está construindo um legado significativo de contribuição para a educação brasileira.

O parlamentar colheu ainda ingredientes da conversa com o secretário que o permitiu afirmar que o MEC está criando mecanismos de controle do ensino particular no Brasil para por fim a farra de muitas instituições que visam unicamente o lucro sem levar em consideração o ensino e aprendizado dos alunos, tratados como meros clientes por muitas instituições particulares.

“Muitas dessas instituições fecham as portas por um motivo ou outro, mas acabam abrindo uma nova instituição com um novo nome e aplicam um nove golpe”, observou Chico. Mas segundo o secretário, o Ministério estuda mecanismos para por fim ao que Chico definiu como “farra no ensino privado no Brasil por muitas instituições privadas”.

 

O acervo da faculdade Alvorada está sob a guarda do MEC. Para Chico, uma media salutar importante tomada pelo Ministério no sentido de preservar o direito dos alunos.     

Artigos relacionados