A certidão de nascimento obtida pela coluna Informe , do Jornal O Dia, revelou uma grande surpresa. Ao contrário do que afirmava Fernando Henrique Cardoso, o seu nome jamais constou do registro de Tomás Dutra Schmidt, filho da jornalista Miriam Dutra Schmidt, com quem o ex-presidente manteve uma relação amorosa durante seis anos.
FHC garantia para todo mundo, que, em 2009, atestara a paternidade do filho em um cartório de Madri. Mas este suposto reconhecimento não foi incluído na certidão de nascimento do rapaz — ele foi registrado, em 1991, no 1º Ofício de Brasília.
O reconhecimento, mesmo que tardio da paternidade, pode ser feito em qualquer cartório brasileiro. A informação é então repassada para o cartório original, que faz a averbação — a inclusão dos dados no registro e na certidão.
Em branco
Emitida a pedido da coluna no último dia 24, a certidão de nascimento de Tomás tem apenas o nome de sua mãe e de seus avós maternos. O espaço para observações e averbações está em branco. Certidões de nascimento são documentos públicos.
‘Assunto pessoal’
Em 2011, após exames de DNA revelarem que FHC não era o pai de Tomás, o ex-presidente disse a amigos que nada mudaria na sua relação com o jovem. Ontem, por meio de sua assessoria, ele afirmou que não comentaria a certidão por se tratar de “assunto pessoal”.
Cardozo decide
A abertura de inquérito para investigar se FHC enviou de forma irregular dinheiro para o exterior foi uma decisão do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que cansou de esperar pela Polícia Federal.
A decisão
Na quinta, a PF dizia que não havia informação sobre abertura de inquérito. Na tarde de ontem, ao ser questionado pelo Informe, o Ministério afirmou que o caso estava sendo analisado pela PF. Logo depois, divulgou o início das investigações.
A notícia que FHC tinha reconhecido o filho de Mirian Dutra foi veiculada pela Folha de São Paulo na coluna de Mônica Bergamo, no dia 15/11/2009 com o título “FHC decide reconhecer oficialmente filho que teve há 18 anos com jornalista”
Leia:
15/11/2009 – 09h01
da Folha Online
FHC decide reconhecer oficialmente filho que teve há 18 anos com jornalista
…Tomas, que hoje tem 18 anos, nasceu da relação amorosa que FHC teve com a jornalista Mirian Dutra, da TV Globo.
De acordo com a reportagem, FHC consultou advogados e viajou na semana passada para a Madri –onde vive a jornalista– para cuidar do reconhecimento do filho.
A reportagem da Folha informa que FHC negou a informação e disse que estava na cidade para a reunião do Clube de Madri. Procurada pela Folha, Mirian disse que quem deveria falar do assunto seria ele e a família dele;
http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasi…