No DF, Justiça Federal suspende ‘atos administrativos’ para extinguir Renca

Publicado em: 30/08/2017

Justiça Federal no Distrito Federal determinou nesta terça-feira (29) a suspensão imediata de “todo e qualquer ato administrativo” que busque extinguir a Reserva Nacional do Cobre e Associados (Renca). A decisão é do juiz Rolando Spanholo, da 21ª Vara Federal.

Na última semana, o governo Michel Temer, anunciou a extinção da reserva, que fica na divisa entre o Sul e Sudoeste do Amapá com o Noroeste do Pará. Depois, publicou um novo decreto com poucas mudanças e que mantém a decisão de liberar a exploração mineral em parte da área.

Com a revogação da reserva, criada em 1984, a floresta – que tem alto potencial para exploração de ouro – poderia ser concedida para a exploração mineral. O Ministério Público Federal chegou a acionar a Justiça para evitar isso.

Na decisão, o magistrado conclui que é inadequada a pretensão do governo federal em extinguir (total ou parcialmente) a reserva, por meio de simples decreto e sem a prévia deliberação do Congresso Nacional.

Com informações do G1

Artigos relacionados