De Boston – A brasileira indígena convidada pelo presidente Joe Biden para falar na Conferância do Clima aberta hoje pela manhã online pelo presidente norte-americano, Sinéia do Vale (foto), denunciou a política climática do presidente Bolsonaro como “não condizente com as necessidades das comunidades indígenas brasileiras” e “em desacordo com as políticas ambientais de outros países.”
A líder indígena disse que as políticas de meio ambiente do presidente brasileiro efetivamente são inativas, pois não consideram as pesquisas científicas e a expertise dos povos indígenas. Ela disse que falar de política ambiental significa falar também de direitos civis e de direitos de território. E que essas questões não estão concentradas apenas na Amazônia, abrangem comunidades indígenas de norte a sul do Brasil.
Para ela, a politica do meio ambiente no Brasil precisa considerar situações, mas também estratégias de conservação das florestas. Do Vale denunciou a elevação de temperature nos territories indígenas agravada pelo fenômeno da seca, o desaparecimento do peixe em determinadas áreas e outros agravos com a mudança climática. Ela disse que os indígenas conhecem sementes que se adaptam a diversas condicoes climáticas e que a criação de um banco de sementes seria fundamental para discutir desenvolvimento sustentável.
A líder indígena disse ainda que espera chamar a atencão do mundo financeiro para ajudar o Brasil não apenas naquilo que é discutido a nível de gabinete, mas também a nivel da comunidade. “Só assim poderemos enfrentar efetivamente as mudanças climáticas.” Ela crescentou que a opotunidade de falar isso naquela conferência e no dia dedicado a terra é um ponto de grandiosidade para a comunidade indígena brasileira.