O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), editou um decreto que revogou a obrigatoriedade do distanciamento social de 1 metro em estabelecimentos como bares e restaurantes. A medida foi publicada no Diário Oficial do DF desta 5ª feira (25.nov.2021).
Na última 4ª feira (24.nov), o governo do DF determinou a obrigatoriedade de apresentação da carteirinha de vacinação para entrar em shows, festivais e competições esportivas.
Também derrubou o limite de 50% da capacidade do público em cinemas, teatros, circos, competições esportivas, casas de festas, eventos cívicos, corporativos e/ou gastronômicos, feiras, exposições, shows e festivais.
O governo, no entanto, definiu que cada estabelecimento deveria determinar a capacidade –desde que respeitasse a regra de distanciamento social de 1 metro. Essa norma, porém, foi revogada no decreto desta 5ª feira.
As flexibilizações das medidas de combate à pandemia, segundo o GDF, vêm num momento em que o índice de transmissão de covid-19 é de 0,76, a projeção de novos casos está em queda e com 74% do público (de 12 anos para cima) já imunizado.
Apesar do relaxamento, continuam obrigatórios o uso de máscara em ambientes fechados e de álcool em gel e a higienização dos ambientes.