Bolsonaro tem 46% do voto evangélico, mostra pesquisa

Publicado em: 16/03/2022

Pesquisa do PoderData realizada entre os dias 13 a 15 de março mostra que Jair Bolsonaro (PL) tem 46% das intenções de voto dos eleitores evangélicos em um 1º turno, e Lula (PT), que lidera folgado o cenário entre a população em geral, marca 22% no segmento religioso.

Entre os católicos, o cenário se inverte: Lula tem 48% contra 20% de Bolsonaro.

Os 2 segmentos religiosos são os que mais têm representação no eleitorado brasileiro. Nesta rodada do PoderData, 42% dos entrevistados declararam-se católicos e 30%, evangélicos.

O resultado reafirma o eleitorado evangélico como um dos suportes de Bolsonaro na eleição. O presidente registra nele uma taxa de intenção de votos superior à que tem em todos os segmentos demográficos de sexo, idade, escolaridade, região e renda familiar.

A pesquisa foi realizada pelo PoderData, empresa do grupo Poder360 Jornalismo, com recursos próprios. Os dados foram coletados de 13 a 15 de março de 2022, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 3.000 entrevistas em 265 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança de 95%. Registro no TSE é BR-00835/2022.

Para chegar a 3.000 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população. Saiba mais sobre a metodologia lendo este texto.

METODOLOGIA

A pesquisa PoderData foi realizada de 13 a 15 de março de 2022. Foram entrevistadas 3.000 pessoas com 16 anos de idade ou mais em 265 municípios nas 27 unidades da Federação. Foi aplicada uma ponderação paramétrica para compensar desproporcionalidades nas variáveis de sexo, idade, grau de instrução, região e renda. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. As entrevistas foram realizadas por telefone (para linhas fixas e de celulares), por meio do sistema URA (Unidade de Resposta Audível), em que o entrevistado ouve perguntas gravadas e responde por meio do teclado do aparelho. O intervalo de confiança do estudo é de 95%.

 

© Fornecido por Poder360

Artigos relacionados