O Governo do Distrito Federal informou que preparou uma operação especial para garantir o transporte da população até a Esplanada dos Ministérios para a Festa de Réveillon. De acordo com a Assessoria de Comunicação, os moradores do DF terão tranquilidade para chegar e sair com tranquilidade da Esplanada. A notícia é boa, mas poderia se estender para o restante do ano de 2012, já que a Capital Federal tem um sistema de transporte coletivo deficitário.
Ônibus extra – Com os metroviários em greve, o governo chegou a recorrer à Justiça a fim de garantir o aumento de trens do metrô em circulação para facilitar o acesso à Esplanada, mas não teve resposta positiva, então o GDF optou por não operar o metrô e montou uma operação especial, utilizando o sistema de ônibus. Foi determinado que o DFTrans reforçasse o número de ônibus que farão as linhas entre a Rodoviária do Plano Piloto e as cidades do DF na noite de 31 de dezembro e madrugada de 1º de janeiro. A partir das 19h, devem circular 200 ônibus extra, além dos 190 carros que operam o trajeto.
Os 390 coletivos farão as viagens, conforme a demanda de passageiros à espera de transporte e de acordo com o destino dos usuários. “A operação especial de transporte vai ser realizada das 19h às 3h, horário que está programado para acabar o último show, que começa à 1h40”, afirma Marco Antônio Campanella, diretor do DFTrans. “Enquanto o evento estiver acontecendo haverá ônibus à disposição da população. A operação só termina quando assegurarmos a volta de todos para casa”, garantiu.
Se o resultado for positivo e a demanda for bem atendida, o GDF e o DFTrans deveriam estender esse atendimento para o restante do ano. Fica a dica.
Foto, Agência Brasília.