Cuidado, Bill Gates! O mais novo gênio da computação tem oito anos e construiu seu primeiro site aos cinco anos

Publicado em: 15/01/2012

Por Epóca NegóciosAos dois anos de idade ele já usava um computador. Aos cinco, construiu seu primeiro website. Com apenas sete, o inglês Jay Williams se tornou um dos mais jovens a completar uma qualificação reconhecida mundialmente em TI. Agora, aos oito, acaba de ganhar o BT Internet Rangers of the Year, que premia jovens que estão ajudando a reduzir o fosso digital entre gerações em suas comunidades locais. Um currículo de dar inveja até mesmo a Bill Gates.

A paixão de Jay por computadores começou com os jogos online. Rapidamente, o pequeno tentava descobrir como ligar o computador, desligá-lo e fazer as coisas por si mesmo. “Sempre que podia estava sentado em um computador e ao completar dois anos ele poderia encontrar sozinho o seu caminho até uma máquina”, contou a mãe Sarah Williams ao jornal Daily Mail.

Agente de viagens que trabalha como free lancer, Sarah rapidamente viu o potencial de seu filho e começou a procurar um clube de informática para colocar o menino, mas sem sucesso. Foi enquanto fazia uma pesquisa na internet que mãe e filho se depararam com um site para o European Computer Driving Licence, um conjunto de sete exames abrangendo processamento de texto, planilhas e apresentações.

Jay tentou alguns exemplos de perguntas e ficou claro que ele tinha potencial. De acordo com Sarah, depois que ele fez o teste da amostra, ela começou uma luta para que o menino fizesse os exames de verdade. “Foi muito difícil convencer as pessoas a deixá-lo fazer isso porque ele era jovem.” Jay fez o primeiro exame, quando ele tinha seis anos e completou todos os sete quando tinha sete.

Hoje, Jay ajuda a amigos e vizinhos, respondendo a perguntas sobre tecnologia por email e chegou mesmo a acudir a escola, quando os computadores ligados em rede sofreram uma pane. Por essas e outras, o menino está rapidamente ganhando a reputação de conserta-tudo em computadores.

Simon Paul, gerente de investimento na comunidade BT, disse ao jornal: “A internet fornece uma porta de entrada para tantas coisas positivas e é fantástico ver o compromisso a geração mais jovem, mostrando aos outros como ficar on-line”.

Artigos relacionados