O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou estudo que mostra que o Distrito Federal é a unidade da Federação cuja população apresenta o menor índice de vulnerabilidade no país. O levantamento Vulnerabilidade das Famílias considera o período entre 2003 e 2009 e foi elaborado utilizando dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) do mesmo período. Segundo o relatório, o DF teve redução de 20,7% para 17%, à frente de estados como Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
A análise leva em conta dificuldades sociais e econômicas encontradas pelos brasileiros em áreas como acesso ao conhecimento e trabalho, escassez de recursos, desenvolvimento infanto-juvenil e condições de moradia. A pesquisa considera o direcionamento nas políticas públicas como fator preponderante na melhora da taxa. Além disso, o acesso ao trabalho, renda, conhecimento e moradia também apresentaram melhorarias no período avaliado.
Ações para melhorias – De acordo com o GDF, algumas ações podem servir para melhorar os índices, através do programa Qualificopa, que capacita trabalhadores, o Morar Bem de construção de moradias, além do trabalho pela regularização de terrenos e imóveis.
O GDF considera ainda as ações de educação como pontos que podem contribuir para que a situação melhore ainda mais. Dentre eles, o Governo destaca a erradicação do analfabetismo, a valorização dos professores e a manutenção de todas as crianças na escola desde o primeiro ano de vida até a formação universitária.
Confira aqui a íntegra da pesquisa.
Com informações da Agência Brasília.