Senado estadunidense adia discussão da Sopa

Publicado em: 20/01/2012

Depois da guerra virtual ter sido deflagrada, o senador Harry Reid, líder da maioria no Senado adiou nesta sexta (20) cancelou a votação do projeto de lei antipirataria Sopa (Stop Online Piracy Act). O próximo passo do Congresso estadunidense deve ser uma reunião de Líderes da Câmara, para discutir medidas de abrandamento do parágrafo da legislação.

A polêmica ganhou força noite desta quinta (19), após o FBI (Federal Bureau of Investigation) tirar do ar um dos sites mais populares do mundo de compartilhamento de arquivos sites, o Megaupload. Em retaliação, o grupo de “hacktivistas” Anonymous fez um ataque em massa a várias páginas do governo dos Estados Unidos e de grandes gravadoras. A primeira foi a do Departamento de Justiça dos EUA, que ficou fora do ar e até mesmo o site do próprio FBI ficou off-line por diversas vezes.

Sopa – A polêmica lei Sopa traz a possibilidade de dar ao governo estadunidense novos poderes para a repressão da pirataria na Internet. A legislação proposta, proibiria empresas dos Estados Unidos, de fornecer publicidade financiamento, links ou outras formas de assistência a sites estrangeiros envolvidos na pirataria e daria ao Departamento de Justiça poderes para interferir no funcionamento desses sites.

Na Câmara, o Deputado republicano Lamar Smith, presidente do Comitê Judiciário e propositor da lei, cancelou a discussão do Projeto de Lei antipirataria, que só deve acontecer no próximo mês.

Com informações do New York Times.

Artigos relacionados