Nesta sexta-feira, 9 de agosto, Dia Municipal em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças no Trabalho, o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção e da Madeira no Estado da Bahia – SINTRACOM-BA, a Federação FETRACOM-BASE, a central sindical CTB e a Federação Latino-americana FLEMACON promovem, junto com os trabalhadores (as) do canteiro da MD Bahia Vaticano, em Jaguaribe, Salvador, uma atividade de reflexão, prevenção, segurança e saúde no trabalho, das 7 às 8 horas.
A data foi instituída pela Lei nº 9.064/2016, de Salvador, uma conquista da luta dos trabalhadores (as) do ramo da construção civil, junto com o SINTRACOM-BA e a FETRACOM-BASE, para lembrar os nove operários da construção, que morreram no acidente de trabalho ocorrido há 13 anos, no dia 9 de agosto de 2011, no início da manhã, quando um elevador a cabo despencou do 25º andar, de um prédio que estava sendo erguido pela construtora Segura.
As vítimas foram os trabalhadores Antonio Elias da Silva, Antonio Reis do Carmo, Antonio Luiz Alves dos Reis, Hélio Sampaio, Jairo de Almeida Correia, José Roque dos Santos, Lourival Ferreira, Manoel Bispo Pereira e Martinho Fernandes dos Santos. Presentes para sempre em nossa memória!
Um mês antes da tragédia, no dia 12 de julho de 2011, o SINTRACOM-BA lançou a campanha “Um Passo Pela Vida – Xô Acidentes de Trabalho na Construção – Ações Coletivas Já!”, alertando para os riscos de acidentes de trabalho nos canteiros de obras.
Desde então, o SINTRACOM-BA e a FETRACOM-BASE realizam ações da campanha “Um Passo Pela Vida – Ações Coletivas Já!” nos DDS e em diversas atividades nos canteiros de obras, quase que diariamente. O objetivo é conscientizar os trabalhadores (as) e os patrões sobre a importância do uso dos EPI’s e EPC’s (Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva), e as ações coletivas para a prevenção de riscos de acidentes do trabalho, que salvam vidas.