Como faz anualmente, o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção e da Madeira no Estado da Bahia – Sintracom-BA promoveu na manhã de hoje, 24/10, a atividade “Outubro Rosa – Um toque pela vida!“. Desta vez, foi no canteiro de obras da Moura Dubeux, Residencial Mirat Martins de Sá, no Horto Florestal.
Com a participação de trabalhadoras e trabalhadores, diretores (as) do Sindicato, do engenheiro Eduardo Nonato Borges, da técnica de segurança do trabalho Adejane Silva, o evento organizado pelas diretorias de Mulheres e de Saúde e Segurança, superou todas as expectativas, com apresentação de palestras interessantes e informativas sobre conscientização e prevenção do câncer de mama, com a médica de saúde da família Drª Ana Marta Santos e a deputada estadual Olívia Santana (PCdoB).
Olívia Santana resumiu numa frase a opinião geral: “Outubro Rosa deveria ser o ano inteiro”.
O evento começou com o diretor de Saúde e Segurança, Arilson Ferreira, visivelmente emocionado, pedindo um minuto de silêncio, em homenagem à memória do companheiro Raimundo Brito, vítima de um trágico acidente de carro, no dia 19/10.
A diretora de Mulheres, Sônia Maria, deu continuidade, convocando o Secretário Geral do Sintracom-BA, Florisvaldo Brito, representando o presidente Carlos Silva, que se ausentou, por motivo de força maior.
Florisvaldo, que começou na luta classista no Sintracom-BA junto com Raimundo Brito, resgatou um pouco da história do companheiro e sua importância para a formação política e prática dos trabalhadores (as) e das novas lideranças da luta no movimento sindical da construção civil.
O engenheiro Eduardo e a técnica de segurança do trabalho Adejane ressaltaram a importância da atividade sobre o Outubro Rosa, para informar às trabalhadoras e também aos trabalhadores sobre a campanha de prevenção do câncer de mama Outubro Rosa e a relevância da atuação do Sindicato, no trato das questões sobre saúde e segurança no trabalho.
A palestra da médica Ana Marta foi um verdadeiro show de informações sobre saúde. A forma didática e simples como ela explica, deixou toda a plateia ligada, prestando atenção. Falou sobre a importância do autoexame de toque na mama e da mamografia para detecção precoce e cura do câncer de mama. E afirmou que é fundamental a conscientização das trabalhadoras (es) para os cuidados e a preservação da saúde no trabalho e no dia a dia, de forma geral. Alertou sobre a importância da alimentação saudável, do sono reparador, das atividades físicas, dos riscos de substâncias cancerígenas nos refrigerantes, alimentos processados, nos recipientes plásticos levados ao microondas e nos cigarros.
A deputada Olívia Santana falou também sobre os cuidados que as mulheres trabalhadoras devem ter para prevenir o câncer de mama. E ampliou o debate, abordando a questão do machismo, da violência contra as mulheres, do aumento de feminicídios, lembrando que “ninguém é dono de ninguém, se um relacionamento não dá certo, separa e cada um vai viver sua vida e ser feliz”.
Como a presença de mulheres no trabalho da construção civil está em torno de 10%, a plateia era majoritariamente masculina. Olívia Santana aproveitou para alertar aos homens trabalhadores presentes sobre os cuidados com sua saúde. Falou da necessidade de superar os preconceitos e fazer o exame de próstata. E da importância da higiene íntima: “Precisa lavar direito o pênis, para prevenir e evitar o câncer peniano”, recomendou a deputada, lembrando que a doença é responsável por um alto índice de amputação do membro.
Railêucio Oliveira, diretor de Aposentadoria do Sintracom-BA fez o encerramento do evento, com uma oração pela saúde e segurança dos trabalhadores (as).
Foram distribuídos materiais informativos, cartilhas e folhetos sobre o Outubro Rosa e a segurança e saúde dos trabalhadores (as) da construção civil.