Os jornalistas Eldo Gomes e Viviana Lira divulgaram uma nota pedindo desculpas e esclarecendo que o vídeo publicado no vlog Pronto Postei com um tiroteio em Brasília era uma brincadeira com o público do vlog. O Vídeo foi publicado no R7 DF com a confirmação dos autores de que era verdadeiro e retratava uma ação policial contra o tráfico no Setor Comercial Sul.
O R7 publicou que eldo teria dito que a Polícia Militar fazia uma operação de combate ao tráfico de drogas na Quadra 6 e os traficantes que se escondiam na região teriam confundido os jornalistas com policiais. “Íamos fazer gravações e de repente começaram a atirar para nosso lado. Sem entender nada, começamos a correr e foi quando encontramos a polícia, que vinha da Quadra 6. Foram cerca de dez tiros. Não paramos de gravar, mas ficamos tão nervosos com os disparos em nossa direção que a gente não sabia se ria, chorava ou corria. Foi desesperador”, conta.
Segundo Eldo, houve um equívoco de interpretação, o vídeo era de entretenimento e os tiros eram ilustrativos. Seria um teste com um tipo de pauta ao qual a equipe e o público do Pronto Postei não estariam habituados.
Leia a nota na íntegra.
Nota de esclarecimento:
Fomos procurados pela reportagem do R7, em 25 de agosto de 2013. A reportagem pediu o envio de nosso vídeo por e-mail. O interesse, segundo o R7, era sobre o conteúdo e queriam repercutir no site. Enviamos e comentamos sobre o vídeo – que é algo antigo para nossa equipe.
Colocamos o vídeo no ar há 9 meses (31/10/2012) e não era nossa pauta, mas acabou surgindo a oportunidade de filmar e brincar em uma área de risco da cidade. Nosso objetivo era chamar a atenção para violência no Setor Comercial Sul (DF) do nosso jeito bem divertido.
Após a divulgação desta notícia no portal R7 "Vídeo mostra traficantes atirando em jornalistas no centro de Brasília" (no dia 25 de agosto – 2013) geraram várias dúvidas se o vídeo era real ou não. E, claro que é "entretenimento", afinal, o vlog e este projeto audiovisual feito no YouTube é para divertir e alegrar nossos leitores com humor. Afinal, o som era ilustrativo e por isso – nós riamos durante a gravação.
Na época, ao acaso, presenciamos uma grande operação e como ainda não tínhamos um foco definido – aproveitamos para experimentar uma pauta policial com muito humor, para ver se teríamos o mesmo retorno como na arte e na cultura. O tema não foi bem aproveitado por nossa equipe e não gostamos desta temática.
— Esse vídeo foi para protestar contra a violência no local, pois trabalhavamos ali próximo e convivíamos com aquela realidade. Mas, este não é o tipo de pauta que fazemos, destaca Viviana Lira.
Em nosso canal do Youtube – deixamos claro para o internauta que o som é ilustrativo. Porém, os vídeos são voltado para o humor e acrescidos de toques de criatividade. Hoje, falamos sobre arte, cultura, gastronomia e Brasilia.
Sendo assim, pedimos sinceras desculpas para todos aqueles que de alguma forma se sentiram ofendidos, e reiteramos que o vídeo foi uma brincadeira que chegou muito longe. Ele voltou a ser assunto – pois acabamos de lançar o site do vlog – em outro servidor – e isso chamou a atenção da mídia – ao repostarmos todo o nosso conteúdo em nosso canal.
— Então, mais uma vez, pedimos desculpas aos colegas jornalistas do portal R7, por quaisquer equívocos – não esclarecidos anteriormente, destaca Eldo e equipe.
Hoje, quase um ano após a publicação deste vídeo no youtube, que é algo muito antigo, nossa equipe vive um novo tempo do nosso projeto, mais maduro e voltado para arte, cultura e entretenimento.